Hoje, Paixão de Cristo, como todos os anos, como em todo canto do mundo, cultua-se a crucificação do Filho de Deus. Pensei muito em falar com vocês sobre isso, afinal, é um assunto ainda muito sério ... O que há de tão sério??? oras, tomamos pelo princípio que sua morte era por Ele mesmo profetizada, e pra enrolar esse laço, a traição de Judas - o Iscariotes.
Caifás, um homem bem rico na época então, estava ali como " figura" de colocar a ordem em Jerusalém. Os Fariseus também .... Enfim, Jesus era na verdade um Homem que dava trabalho ... Roma, não precisava de mais bagunça não... Ah!... Herodes também... esse provavelmente tinha lá seus motivos pessoais .... Bom, Jesus aparece em uma época onde, os mais " lascados" careciam de vozes, mãos, atos ... impressionante ... nada diferente de hoje ... Salvador da Pátria??? não sei, mas, Jesus dizia em suas frases a própria denuncia contra o Poder Tirano de Roma, isso, após o evento no Templo ... todos então perceberam que Jesus era um sujeito que precisava de fato ser exilado daquela sociedade. Judas viu em Cristo a própria figura de libertação ... Será mesmo, Judas um Traidor??? Pensem comigo ... Será mesmo, que Jesus, durante a última ceia sabia que Judas seria esse seu algoz???
Jesus era um homem muito bem informado pra sua época, e conhecia bem as mazelas do poder romano, Jesus também sabia que, ao entrar em Jerusalém em plena Páscoa poderia criar alvoroço ... com a não globalização da referida época, sua fama já havia chego com algumas alterações de Hollywood ...Ficção ou não ficção, Jesus era o Homem que naquela época doía.
Entretanto, com esses personagens interessados com sua " aniquilação", sobra pra Judas o " serviço sujo" - que é o de entregar seu Mestre em troca de moedas. Judas esperava então de Jesus a conduta política e de alguma maneira Judas se frustra com Jesus e sinceramente, o suicídio foi seu pior castigo ... Aquele negócio todo de beijo na face, corta orelha daqui, Pedro foge ( morrendo de medo e o nega 3 vezes ... isso não é traição?? bom, deixemos Pedro de lado). Acaba aqui a saga de Judas. Um homem pertencente a um ramo politico contra o poderio Romano, assim como Barrabás ... assim como outros tantos pós Cristo.
Judas esperava então de Jesus, uma luta armada contra a opressão da época, mas, Cristo dizendo a todos que " meu mundo não é deste Mundo", ou " Dai a César o que é de César", mas sua frustração é bem reconhecida e por que não perdoada? Afinal o Filho do Homem poderia muito bem desbancar qualquer Imperador Romano, e Jerusalém não era nada pra aquele Homem... é Judas! não foi bem assim não ... a Luta de Cristo era espiritual, era a da união, a do amor. Era unir então povos, sem discriminação, era sentar-se á mesa com um cobrador de impostos, uma prostituta, um Fariseu ... um mal ou bom samaritano... pois é Judas, Jesus está marcado em nossa história como um sujeito que se preocupava com os menos favorecidos... Morrer na Cruz foi a máxima que ele pode fazer pra provar seu ideal e seu amor a Deus. Não importa se esse Deus era tão igual ou semelhante ao meu, ao seu, mas Jesus, acreditava fielmente que o amor, a simplicidade poderia enfim, curar dores e diferenças ...
Pois é, permanecer num estado pureza que os Fariseus desejavam,lutar pela força contra um sistema era que Judas mais queria ...Entretanto, sem querer levar culpa alguma ... " lavar as mãos" ainda é uma boa desculpa ...De qualquer maneira, de qualquer jeito, queriam empurrar o Filho do Homem pra uma "intentona" ... é meus caros ... amanhã - como em qualquer parte do mundo - iremos "malhar o Judas" ... não sei quem será não, por que Judas Iscariotes faz muito tempo que não é malhado... parece que ele nem existe mais ... talvez malharemos o Louco da Escola de Realengo - RJ; O Prefeito Kassab;Osama Bin Laden ... Não faltarão" Judas" ... mas, fica aqui só um pedido: Quando que em nosso dia a dia somos Judas, somos Fariseus?? ah??!! verdade ... ninguém quer ser o algoz ... entendi: queremos ser todos Cristos ... Cristãos não!!!
Até a próxima!

Nenhum comentário:
Postar um comentário